Bio


O projeto BandazZ deriva da vontade do cantor Max Lantieri, "músico clandestino" como ele gosta de se definir, que faz sua estréia com um álbum dedicado ao Brasil e a um de seus gêneros musicais mais populares e amados, a Bossa Nova. Com a preciosa colaboração do violonista Theo Salvitti, ele reúne um grupo de talentosos músicos da cena jazz em Roma, como a cantora Marta Capponi, para gravar ao vivo o álbum de estúdio 'Bossa em um vestido jazzy', que é publicado no dia 26 de junho 2018 pela gravadora brasileira Savalla Records (finalista do Prêmio Profissionais da Música 2019). Nesta ocasião e graças ao encontro com o produtor e engenheiro de som Carlos Savalla, a colaboração com a gravadora brasileira traz BandazZ para participar do Projeto Registros com Encantadoramente, uma faixa inédita, gravada em San Paolo em versão acústica com o guitarrista Paulo Ribeiro e depois também, prestar homenagem à grande música italiana de todos os tempos, com uma versão em Bossa Nova de um dos maiores sucessos do Nico Fidenco, Legata a un granello di sabbia.
Depois da estréia no mercado fonográfico italiano, segue agora a publicação de um novo single, SAMBARAVA' (Manifesto) escrito por Theo Salvitti e Max Lantieri, autor do texto e gravado entre Roma e Rio de Janeiro, é acompanhado por um vídeo do diretor. Andrès Arce Maldonado.

Nesse novo trabalho musical se junta à dupla Lantieri-Salvitti, a jovem cantora Beatrice De Dominicis, que já havia aparecido em diferentes shows da TV Italiana, e com uma primeira musica de sua propria autoria, Storia d'Inverno, publicada pela Savalla Records em setembro passado.

Suspenso entre dois mares, duas línguas, duas culturas musicais que tentam se encontrar para se contaminarem, esta é a característica que marca o caminho da BandazZ que está completando depois de mais de dois anos de trabalho o primeiro projeto autoral, intitulado 'Sonhos- il viaggio, il sogno e la poesia ”, cujo lançamento foi antecipado pela premiere do vídeo de uma música ainda inédita 'Acalanto e Cafunè', dedicada ao grande escritor brasileiro Jorge Amado. O videoclipe foi exibido na Flipelô -Festa Internacional de Literatura- em Salvador .



"Contar a inexplicável fascinação por uma lingua, que é som, canto, dança, que é a reverberação de um mundo, porta de entrada e chave, que seduz e leva a pronunciá-la,até a incorporá-la; essa é a intenção expressa por a BandazZ na canção SAMBARAVÁ. Uma necessidade misteriosa e irreprimível, um inevitável ato de amor, no qual, assumindo ironicamente a condiçào de "gringo", o autor se liberta dela atravez da musica, junto com uma banda de refinados profissionais , para se encontrar incluído e cidadão de uma patria musical e de uma lingua universal do coração."

Patrizia Giancotti (antropologa, brasilianista)

 

"Quando ouvi os primeiros trabalhos da BandazZ, fiquei comovido. Como uma pequena trupe de italianos podia tocar e cantar tão bem a nossa Bossa Nova? O mínimo que eu podia fazer era incentivá-los e divulgá-los no Brasil, o que fiz algumas vezes nos meios de comunicação em que atuo. O recente trabalho da BandazZ (“Sambaravá” e “Tu Sei Così”) é doce, delicado, de extremo bom gosto e profissionalismo.  Que os italianos e os brasileiros possam ouvir e apreciar o belo trabalho da BandazZ! Vida longa ao grupo!

Pasquale Cipro Neto ( professor, escritor, radialista e jornalista)


Cover Artwork by Giacomo Savoia & Valentina Silardi